domingo, 24 de fevereiro de 2008

Resumo: O que é Educação física/ O Laberinto

Algumas pessoas se deparam com um grande labirinto e procuram a chave desse mistério, afinal o que é Educação Física? A simples observação do cotidiano leva á conclusão de que os gestos e os movimentos no ser humano são globais, mostrando que não pode ser analisada somente pelos auxílios da Medicina que deixaria a sensação estranha de vazio, como se algo estivesse faltando.
A cultura pode ser considerada como um comportamento aprendido, e ela mostra o "presente" das atividades físicas em todas as manifestações culturais e o jogo traduz a mais autêntica manisfestação do ser humano. Logo vemos o esporte que será sempre um jogo, antes de mais nada, praticado pelo homem desde as mais remotas épocas, mas hoje em dia as influências tecnicistas fazem com que a atividade do jogo esteja sistematicamente voltada para o desempenho e para os resultados de alto nível.
A História nos mostra evidências da influência política na Educação Física, como os Jogos Olímpicos da antiguidade grega eram um poderoso veículo de paz: paralisavam guerras, e até hoje em dia têm-se usados esses métodos de forma menos declarada.
Alguns pensadores da antiguidade consideraram a ginástica uma ciência, vários autores citaram-na como "ciência dos exercícios" entre outras, mais o que é certo é que o objeto da Educação Física é o movimento humano.
Ana Celma Souza Santos

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Ana Celma,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você inicia bem o resumo, lançando luz sobre o tema central de maneira criativa dentro de uma retórica textual. Contudo, penso que exagera quando fala “a chave desse mistério”. Os mistérios; deixe aos místicos e aos metafísicos. A ciência contemporânea passa a pensar em termos de complexidade em vez de mistério. Ou seja, a dificuldade em se definir a Educação Física está em sua complexidade multidisciplinar. Com relação à sua reflexão a seguir, ela é muito pertinente ao texto, porém você não localiza essa idéia. Ou seja, que trajeto o autor realiza para chegar a essa idéia. Lembre-se, o autor inicia falando da ginástica na Grécia e na Modernidade. Depois fala da medicina e depois da cultura e assim por diante. A diante, você se liberta da referência necessária ao texto, para começar a articular o conteúdo do mesmo sem contextualizá-lo. Dessa forma, você passa a falar de cada um especificamente só que tentando apresentar de maneira retórica uma articulação entre eles, contudo, esquecendo da Educação Física, cuja definição é o tema central do texto. Sobre a relação entre Educação Física e Política, você simplesmente retoma um fragmento do texto, sem, novamente, localizar seu sentido. O problema é que você constrói seu resumo com idéias do texto, só que sem fazer referência a ele. O resumo não passa de uma descrição\exposição do texto lido. Quanto à ciência, você faz o mesmo, apenas pega um fragmento, sem expor de forma geral o texto, o que seria a função primordial de um resumo. Para tanto, sugiro que inicie e construa se resumo segundo o seguinte parâmetro:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Por fim, referente aos critérios, você os cumpre de maneira parcial e implícita. Tente ser mais objetiva e explícita no cumprimento dos critérios, tal como se apresenta no meu exemplo acima.


Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.