domingo, 17 de fevereiro de 2008

Resumo: Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação?

A história é algo que fascina muita gente, pois as leva a compreender os fatos passados, trazendo á luz para algumas coisas do presente e do futuro. Quando buscamos nos parofundar no estudo de um assunto, procurando conhecê-lo é como se ele se abrisse para nós, nos mostrando cada detalhe específico de sua história. E não há nada melhor do que conhecer aquilo que se faz e isso acontece também com a História da educação Física/Esportes.
Esta matéria existe para que cada apendiz saiba datas, eventos e realizações importantes sobre seu "objeto" de estudo, aprofundando seus conhecimentos na sua graduação. mesmo que poucos se interessem ainda, esta deveria ser a mas desejada pois mostra as evoluções da Educação Física geral e anível de graduação.
Algumas pessoas têm lutado para trazer a importância desta Disciplina ao conhecimento geral, para que ela receba o valor necessário diante das Universidades, professores e alunos. Em alguns páises já se tem conseguido alançar êxito dentro das Universidades, mesmo que em poucas dimensões.
O que é esperado por todos que amam esta disciplinas e por aqueles que reconhecem nela o seu valor é que este êxito possa se lastrar em tamanha dimensão que possa defenir seu espaço diante das Universidades, alunos e professores.
Ana Celma Souza Santos

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Ana Celma,

Vejo que você tem as bases para uma desenvoltura na escrita. Mais ainda, você possui uma narrativa solta e cadenciada muito atrelada, certamente, à sua habilidade com oralidade. Entretanto, seu texto merece alguns comentários concernentes à sua participação no espaço acadêmico, isto é, do ensino superior. Perceba que você inicia seu resumo indo direto ao assunto do texto e não ao texto. Esse tipo de atitude é louvável quando for escrever idéias originalmente suas. Aqui no caso, você não se esquecer que questão é resumir um texto que você leu, e que necessariamente possui o nome de um autor. Portanto, todo resumo deve começar fazendo referência ao texto e seu autor. Por exemplo: “Segundo o texto de... a história é algo...”. Dessa forma continue: “Nesse sentido, o autor nos mostra que a disciplina em questão tem a existência justificada em seu poder de desvendar para o aprendiz...”. Na seqüência você expressa a questão da importância da disciplina no interior – e não diante – da universidade. Aí, tente mostrar a discussão que o autor faz sobre o fato de na EF os estudantes preferirem as disciplinas de cunho biológico. Aí, quem sabe, seu resumo estará completo. Por fim, sugiro que você mantenha esse caráter pessoal de sua escrita, mas articule um diálogo com o texto, expressando as idéias do mesmo. E também, releia seu texto com a atenção voltada para os equívocos gramaticais.
Não se esqueça que a base de um resumo é expor: o tema central, a perspectiva do autor e os argumentos que ele utiliza.
Para entrar no blog da disciplina, basta clicar no título deste comentário.
Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.