quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A ruptura natureza/cultura na educação física

DOALIO, Jocimar, Da Cultura do Corpo. Campinas, SP; Papirus, 1999. A ruptura natureza/cultura na educação física.



Segundo o autor o texto nos fala sobre o significado da educação física em alguns dos seus âmbitos e como acontece a oposição entre a natureza e a cultura na nomenclatura da área. Mostra-nos dois tipo de educação a “positiva” e a “negativa”, a “educação positiva” é quando a criança compreende as correlações existentes e a “educação negativa” é quando influências negativas tentam romper a natureza do homem com influências negativas. Tanto na área acadêmica quanto nas escolas vemos influências erradas da área como a homogeneização da classe e dos alunos sem trabalharem as diferenças de cada um. Há dois grandes grupos que discutem o trabalhar da educação física, cada um voltado para uma característica sem conseguirem unirem a prática e a contextualização em que o povo vive. A antropologia surgiu para estudar pessoas ditas “diferentes”. A Educação motora já está sendo usada em São Paulo por alguns alunos da Unicamp como estratégia para mostrar diferentes modos sem exclusão e de forma diferenciada as portas que a educação física abre na cultura e diversidade para os alunos. O autor de forma clara e objetiva nos traz o entendimento do texto.
Ana Celma Souza Santos

Nenhum comentário: