quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Resenha: A relação professor-alunos

Gil Villa, Fernando. Crise no professorado: Uma analise critica/Fernando Gill Vila: [Trad. De Talia Bugel]. – Campinas, SP: papirus 1998- (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico). Capitulo: A relação professor-alunos (Pg. 113-133).



No capitulo, A relação professor-alunos, o autor nos mostra a relação entre alunos/professores em diferentes posições diante de um problema global que a cada dia revela-se mais agravante numa sociedade que é hierárquica. A idéia central do texto retrata-se do descontentamento dos educadores em relação a seus aprendizes que estão claramente desmotivados, passivos e apáticos, o que é totalmente distante do que o professor espera do aluno. A falta de participação do alunato, muitas vezes em função de uma nova técnica implantada entre eles de anotar tudo o que é dito e em alguns casos a falta de atenção, que acaba desgastando a energia do professor. Ele retrata que nos dias de hoje os alunos estudam sem nenhuma motivação ou amor como outrora acontecia trazendo assim a conclusão de Ortega que “estudar é hoje uma falsidade geral”. Mostrando-nos também o quanto nas escolas tanto alunos quanto professores andam retraídos na forma mecânica da transferência dos conhecimentos, tirando do professor o dogma de pessoa sábia para apenas um animador de turma, tirando a sua autoridade e seu papel docente tradicional. O texto é bastante esclarecedor sobre esta relação bastante questionada professor/aluno e também traz idéias e conceitos de pessoas esclarecidas, estudiosas sobre o assunto, tornando mais firme as posições neles contida, ajudando–nos a ver esta relação de uma forma diferente e passar a questionar até mesmo nossas posturas diante tudo isso. O texto é ideal para alunos, professores, estudiosos, curiosos, pedagogos e muitas outras pessoas que querem entender deste assunto.]

Ana Celma Souza Santos

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